segunda-feira, 19 de maio de 2008

Ia eu na rua, já noite, ter com amigos para tomar café (um daqueles hábitos que, infelizmente, nos últimos tempos, perdi) quando avisto dois Elders. Nada contra, tirando o facto de não estarmos propriamente com tempo e, sobretudo, paciência.
No entanto, perante o ar categórico e rude com que senhora que passeava de braço dado com o marido lhes ofereceu, pensei de mim para mim, que essa não poderá ser a atitude mais correcta.

Possivelmente, este de mim para mim não terá sido tão de mim para mim. Nem um minuto passou e já eu era a próxima vítima. Ao contrário do costume, coloquei o meu melhor sorriso na cara, instigado pela senhora rude que deixei para trás.

A conversa durou pouco. Pedi para me acompanharem, visto já estar atrasado. Penso ter falado mais do que ouvi. Que apesar de ter sido educado na fé católica, que acreditava num maior ecumenismo religioso. Porque a fé, tal qual como a sinto, não pode estar contrangida a qualquer Igreja - cristã ou não. Que tinha amigos que professavam outras religiões. E sim, que conhecia bem a Igreja que seguiam - um antigo vizinho de meus pais, que era bispo e a soleira da sua porta tranformada em music-hall com cânticos natalícios e pelo excelente trabalho desenvolvido a nível de preservação das fontes primordiais no que respeita à Genealogia.

Não quis aceitar a Bíblia comentada, que me queriam oferecer. Quem me conhece, sabe que não aceito facilmente os presentes que me queiram oferecer - sinto que os tenho de merecer.

No entanto, naquela noite, senti-me mais perto de Cristo. Porque bastaram dois minutos do meu tempo para certamente tornar duas almas mais felizes, por terem podido cumprir a sua missão-

E tudo, graças à senhora rude que acompanhava o marido.

1 comentário:

Teresa disse...

Ai que cómico, Pedro! É que eu a minha irmã também lhe chamamos os Hélders (com h, à portuguesa). Quando vemos um par na rua (eles andam sempre aos pares), exclamamos logo: "Olha dois Hélders!"

Quanto ao resto... gostei muito. É esse verdadeiramente o espírito.

Beijo.