sexta-feira, 30 de maio de 2008

Lilás

Quando começa a primavera e na sequência habitual da crónica anual de Vasco Pulido Valente, vários blogs chamam a atenção para o florescimento dos jacarandás. Lembro-me, da minha infância, de certa praça cheia deles, onde hoje existe apenas pedra e betão.

Mas não são deles que mais me recordo, mas sim das buganvílias. Essas sim, são a minha paixão.

No terraço de casa dos meus avós, era vê-la crescer ao centro, debruçada sobre o mar. À sua volta, as mulheres da Casa e por quem lá passava, sentava-se à sua sombra, nas tardinhas de verão, de volta dos seus lavoures. E permanece lá, nos nas fotos antigas que recheiam os álbuns de memórias.

Dessa buganvília, levaram-se novos rebentos para a quinta, que crescem desordenadamente, sem se prestar grande atenção.
Hoje, à tardinha, ao vir para casa, encontrei uma, num pardim privado aqui mesmo ao lado. Lá estava ela, florida. É verão, mesmo sem o sabermos.



Jardim do Palácio e Quinta do Álamo, Alter do Chão : Pormenor. Verão de 2007

Vivaldi - Concerto nº 2, Verão, II Andamento, Adágio

4 comentários:

Adão disse...

Um ciclo acaba. Renova. Trás consigo novas maneiras de felicidade, cor e cheiro!Tal e qual, como o ciclo das flores. E vivam as mesmas! :PPPP

Teresa disse...

Lilás para mim é palavra mágica. É a flor das flores, de floração trémula e indecisa, lá por Abril, em cachos frágeis de muito curta duração. A flor que eu quereria ter levado a OW no centenário da sua morte, porque também para ele era motivo de obsessão. Só pude levar-lhe lírios brancos, que ele também amava.

Não associo a coloração das flores do jacarandá e da buganvília à do lilás da minha infância. É bem mais forte, e depois há o perfume, o perfume mágico do lilás...

Tenho sempre comigo um frasquinho de essência de lilás. Fecho os olhos e está lá tudo outra vez, a memória perdida. Ou, como diria Álvaro de Campos, «vejo tudo com uma nitidez que me cega para o que há aqui».

Tem estado muito calado. Espero que por boas razões.

Beijo.

Teresa disse...

P.S. Estou a cambalear de cansada. Amanhã envio-lhe (12 mails!) a melhor gravação das Quatro Estações que conheço.

O meu andamento mágico é o primeiro do Inverno... Curioso, com este meu amor pelo Sol e pelo sol...

Pedro disse...

:) Obrigado! Este já andava perdido pelo imeen (ou lá como isto se chama). Não tive muita pachorra para gravar um dos meus. Mas certamente que não será essa gravação.

E para falar de outro "lilás" da minha infância - as violetas, uma das flores preferidas da avó, por uma razão que, quem sabe, aqui falarei. Mas enquanto as da avó estão o ano inteiro com flor (é mesmo verdade, não sei como o faz), eu só consigo fazer com que tenham flor quando chegam da loja... Neste momento nem sequer tenho nenhuma, mas tenho de tratar disso!