quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Sawa ou a Biscuit Maker

Tinha pedido à Mãe, há já alguns tempos, que me dispensasse algumas das suas formas individuais – as de pudim, altas e estreitas; as das Tortas de Azeitão- a única receita que peçam, chorem, esperneiem, mas não dou – ordens superiores!, rectangulares e baixas; as dos queques, redondas e baixas – porque ando com imensas saudades de Pastéis da Aldeia Rica (vulgo pastéis de leite), porque ando com desejo e sem formas, não há meio de o satisfazer.
Pois bem, juntamente com algumas das formas acima, vinha a Sawa. Ou melhor, a Kakasprutan (como podem ver na imagem). Trata-se de uma espécie de seringa para bolos, mas indicada para fazer... biscoitos! E com um apetrecho especial, devidamente incluído, permite a decoração de bolos.
Segundo a Mãe, fez parte da sua lista de casamento... (sim, é para rir!) Obviamente, e nem é preciso conhecê-la a fundo, para perceber que só foi usada meia dúzia de vezes... Se tanto! Aliás, não me lembro de ter visto, comido, seja o que for, feito com a Sawa.
Estreei-a com uma das receitas que acompanha o instrumento, devidamente testada, como asseguram, pelo Instituto Culinário de Munique (certamente a mais alta sumidade na questão nos idos anos setenta...). Era a única que não levava ovos, que não tinha em casa e não me apeteceu, com o frio que estava, ir à rua comprá-los. Receita essa, era capaz de jurar, igual à receita das Areias lá de casa (ainda não tive pachorra de confirmar e de cor, só sei a receita da Charcada): 100g de açúcar, 200g de margarina e 300g de farinha – receita 1,2,3 (não é preciso explicar o resto, pois não?). Foi este o resultado:



Obviamente, é só para fazer quando se tem alguém em casa (para depois as despacharmos para o visitante) ou para o oferecer. É que são impossíveis de resistir!

6 comentários:

Diabba disse...

Hummm num queres a morada do Inferno?? (assim só para me mostrares a tua boa-vontade em fazer as pazes, por causa das ofensas ao meu bom gosto) hihihihi

enxofre

Mad disse...

Ena, lindos de morrer, Pedro. Estou aqui a pensar que se eu tivesse uma dessas coisas tinha os presentes de Natal meio resolvidos...

Carla disse...

Que aspecto!Devem estar super saborosos heheh
jokas**

Pedro disse...

Diabba: isso era se tivessem sobrado...

Mad: há no e:bay uns muito semelhantes, experimente pesquisa por biscuit maker. Ou então há a solução de bolachinhas e há imensas formas no mercado, com motivos de Natal. Sei que no Lidl costuma haver e estive agora num sítio que tinha, mas não me lembro onde...

Carlota: estavam, estavam...

Anónimo disse...

E que lindo prato! :)

Pedro disse...

É, não é? Foi uma amiga especial que mo ofereceu!