sábado, 25 de setembro de 2010

Se um abutre incomoda muita gente

Eu não sou amigo da Maria. Eu não conheço sequer a Maria de parte alguma. Trocámos uma vez uns mails, a propósito de coleiras de gato; a Maria gostou da do Diniz, queria uma para o Gato semelhante e hoje não há loja de animal em que não entre e que não procure (lamento, querida, ainda não encontrei).

Ora, já toda a gente conhece o sonho da Maria (quem não conhecer, favor clicar aqui). E isto de gato mais estudar mais Avó mais sonho mexe mesmo comigo. Sobretudo a parte do sonho, porque eu tenho grande dificuldade em sonhar (talvez porque por vezes temos de ter cuidado com o que queremos). Mexe comigo e por isso não sou capaz de ficar indiferente quando a Maria recebe comentários anónimos a desancá-la ou quando a sua conta no Facebook é removida por denúncias anónimas.

E a questão é muito simples. A Maria pode ser uma grande filha-da-put@, uma cabra do pior, daquelas pessoas intragáveis da qual eu nem sequer suportaria a sua presença ao pé. Não sei se é ou não é, não a conheço, volto a frisar. Nada me garante, também, que o dinheiro da venda seja efectivamente para o  objectivo para o qual é apregoado. But, who cares?

A Maria está a vender os seus livros e quem quiser comprá-los, compra-os. (e nem sequer vou entrar no tema do que significa, de facto, separar-me de livros). Ora, se há uma troca consentida entre ambas as partes, se ambas as partes ficam a ganhar (o preço base de licitação é sempre inferior ao preço de capa), porque é que isso incomoda assim tanta gente? Porque sim, pasmem, os livros chegam de facto a quem os comprou. Eu não consigo perceber como é possível ser-se assim tão mesquinho. E infeliz, porque ninguém pode ser feliz desejando o mal a alguém. No que depender de mim (que é muito pouco, porque nem sou rico, nem conheço muita gente – pelo menos as pessoas certas) a Maria e o Gato vão para Bruges. Porque esta coisa do acreditar é meio caminho andado para lá se chegar.

6 comentários:

Pólo Norte disse...

Go Maria! Pedro, há coisas simples que nem deviam ser explicadas, não achas? É triste.

beijinhos

Pedro disse...

Nem serviu para explicar, quem não percebe não interessa. Mas é mais uma oportunidade para divulgar a Maria e o seu sonho. E para mostrar que não está sozinha, porque não basta gostar, é preciso dizê-lo e demonstrá-lo.

Maria disse...

Pedro

Tu Já me acompanhas faz tem e sabes bem que eu não sou nem cabra nem fdp. :)

Mas percebi a ideia e obrigada pelo carinho.

Bj

Pedro disse...

Não só sei, como tenho a certeza que não és. Mas mesmo que fosses, não era por isso que te deixava de te ajudar (se isto se pode chamar ajuda). E por isso é que me faz mais espécie ainda certo tipo de comportamentos

Teresa disse...

Independentemente do tema, que nos é muito caro a todos, este é dos melhores posts que já lhe li, Pedrinho. Bravo! - no sentido operático. :))))

Pedro disse...

Obrigado, Teresa ;) (acho que foi o calor da emoção)