sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O meu Natal


Amanhã de manhã, a Mãe colocará o perú recheado no forno, que comeremos ao almoço de Domingo.  Os quilos de açúcar já estarão transformados em doce. Almoçamos peixe amanhã, porque segundo o Pai, quem come carne na véspera de Natal, ou é besta ou animal. Se o Avô estivesse vivo, amanhã estaria com uma enxaqueca que se prolongaria ao dia seguinte. À noite comeremos bacalhau, nunca cozido com todos. Provavelmente, à Zé do Pipo. Depois de jantarmos, o Pai irá como sempre embrulhar TODOS os presentes. Mas terá a noite toda para o fazer, visto que só os abrimos de manhã.
No dia de Natal irei tomar o pequeno almoço com a Avó, que fará todos os esforços para ir à missa antes de almoço e como sempre ir-se-á atrasar, deixando a Mãe a respingar. No entretanto, esperaremos pelo meu irmão, para abrirmos os presentes e que virá de trombas por o Natal não ser em casa dele. Desde que saímos ambos de casa dos meus pais, conseguimos ter fotos do dia de Natal apresentáveis, visto que anteriormente a abertura dos presentes era sempre de pijama. A Avó dirá, como sempre, para que fomos gastar dinheiro, que ela já está velha. O Pai porá um defeito que seja em qualquer um dos presentes, ainda que goste deles.
Finalmente, à mesa, lembrar-me-ei especialmente do meu Avô, ainda que os natais e todas as outras celebrações fossem um martírio para ele. Olharei para cada rosto em particular que estará sentado à minha volta, vendo como estamos mais velhos que o ano anterior. Interrogar-me-ei se para o ano estaremos todos ali reunidos à volta da mesa. Pela lei natural da vida, provavelmente enterra-los-ei a todos, um por um, até me ver sozinho. Afastarei tais pensamentos quando me lembrar que é um aniversário que festejamos.


Feliz Natal!

3 comentários:

alexandra disse...

Feliz Natal...beijinhos:)

Conto de Fadas disse...

Feliz Natal! :) O meu Natal é bem diferente... hoje ao almoço comemos o que calha (nem sei o que vai ser, vou estar a trabalhar e vou comer num pequena intervalo). Logo à noite comeremos bacalhau cozido e, de seguida, perú assado! :) Amanhã pela manhã come-se roupa velha e ao almoço vai ser carne assada (este ano, porque vai mudando). Os presentes abrem-se hoje à meia-noite em ponto, quando um de nós (provavelmente eu, apesar de o elemento da família mais novo ser eu, com 23 anos) se mascara de Pai Natal e traz os presentes todos. Cada Natal à sua maneira mas todos bonitos!

LittleGirlBlue disse...

É só para saberes que gostei deste post! Gostei mesmo muito!