terça-feira, 29 de abril de 2014

Defender o indefensável

A propósito da polémica instalada entre duas figuras públicas, nos seus respectivos blogs - um deles aqui na coluna do lado -  e na imprensa diária (refiro-me a figuras públicas à séria, que por acaso têm blogs, não pessoas que têm blogs e viram depois figuras públicas - um blog, se não for privado, é sempre público, verdade?), lembrei-me deste meu post, no qual mostrava um print screen (ou o grito da impressão, para alguns) da base bibliográfica da Biblioteca Nacional e que atribuía datas de nascimento à Rainha Carlota Joaquina, digamos, um bocado ao lado, erro esse entretanto corrigido (adivinhem lá quem é que enviou para lá um email?)
Ora, erros toda a gente os comete, como quem catalogou e indexou a Senhora D. Carlota Joaquina; já quem escreve livros de história sem recurso à heurística, crítica e hermenêutica, já me parece perceber muito pouco do assunto. 


1 comentário:

angela disse...

Olá!

Desculpe, mas podia ser um bocadinho mais concreto? É que eu vivo fora do País e não tenho acesso à imprensa escrita e há situações que me vão passando ao lado.

Vou ler os blogs catalogados e tentar compreender.

Obrigada