quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A pergunta é: tem mais ou menos páginas que o Ulisses?


Quando abri o blogger para escrever um post a propósito de Colleen McCullough, apareceu-me o da Rita Maria acerca do mesmo assunto. Sorri. Gosto destas coincidências.
Também pouco me lembro do enredo de Pássaros Feridos, o único que li dela - túnicas não é muito a minha praia. Amores contrariados, que envolvem um padre (ao menos não é incestuoso), talvez esteja enganado, já não me recordo, são os únicos fragmentos que me recordo. Li-o há muitos anos, ainda na adolescência e, não sei porquê, associo-o sempre à minha Mãe. É curioso como as memórias que temos dos livros podem não corresponder aos livros em si, mas encerram em si outras tantas. Decerto foi ela quem me disse: "Lê. vais gostar.
Este exemplar, que penso repousar algures na prateleira do romance estrangeiro, era dos meus avós. Não sei se o terão lido, ou não, mas sei que a história do Livro, a história dos meus livros, não se esgota na narrativa que em si vem inscrita.

5 comentários:

Rita Maria disse...

Havia túnicas?
Agora lembrei-me também de que havia imensas ovelhas, mas posso etar a confundir com outro livro qualquer sobre a Austrália...

(eu também li essa edição e também tinha uma história, tinha sido oferecido a uma amiga do meu padrasto pela filha e a amiga não gostou do presente e deu ao meu padrasto. Eu achei isso tão triste...pior que isso só um livro em segunda mão que comprei uns anos depois e dizia algo como "ainda bem que decidimos dar uma segunda hipótese ao nosso amor"...glup!)

Pedro disse...

Nos Pássaros não, nos outros que não li. Sim, havia imensas ovelhas :)

Bolas, que histórias tristes!

silvestre disse...

Vê a série estava bem feita ;)

Pedro disse...

E vi, penso que até antes de ler o livro, não me recordo

Lili C. disse...

É engraçado o que diz. Não me lembro absolutamente nada do que tratava esse livro para além de - salvo erro - se passar na Austrália. Mas lembro-me de todas as situações em que o carreguei na mala que levava para a praia da Zambujeira do Mar exactamente no ano em vivi o meu primeiro amor de verão. Já vai lá para 14 anos.