terça-feira, 17 de março de 2020

Quarentena, teletrabalho e outras cenas que tais

Estar em casa confinado por tempo indeterminado, mesmo na condição de teletrabalho, não é para toda a gente. Por isso é que há gente que é escolhida para trabalhar das 9 às 17h e outros que são escolhidos para trabalhar com horários flexíveis (sim, são os trabalhos que nos escolhem, não somos nós).
Há muitos, muitos anos, que trabalho essencialmente em casa, tirando os dias que dou aulas, ou tenho de passar o dia em bibliotecas ou arquivos. É outro tipo de isolamento, mas completamente diferente do que estar em casa. No entanto, a habituação não foi fácil; por mais introvertidos que sejamos, temos sempre necessidade de estímulos sociais, imprescindíveis ao nosso bem-estar.

Por isso, deixo-vos algumas dicas para que este período seja passado com a maior tranquilidade possível.

- manter horários e rotinas que se podem manter. Hora de levantar, banho diário, vestir algo que não o pijama, pequeno-almoço. Começar a trabalhar.

- o tempo que era passado no trânsito vai ser necessário para outras tarefas em casa: preparar refeições (é provável que a antiga hora de almoço não seja suficiente para fazer o almoço e almoçar); limpar a casa com mais frequência, pois vai ser muito mais utilizada e fora de casa - as idas ao supermercado, que actualmente podem ser efectuadas noutros horários, onde a afluência pode ser menor.

- ser impreterivelmente mais organizado. Facilita muito termos uma lista de tarefas ou diária ou semanal. Agiliza a planificação, permite funcionar com objectivos e não nos dispersarmos - em casa tendemos a dispersarmo-nos muito facilmente.

- se conseguirmos, ter um espaço próprio para trabalhar em casa, para ganhamos essa rotina e nos sentirmos enraizados - e com isso ser mais fácil realizar todas as tarefas.

- fazer as mesmas pausas que antigamente e aproveitar para andar um pouco em casa

- inserir nas rotinas algum exercício físico e a prática de uma alimentação mais saudável e menos calórica. Os riscos de se trabalhar em casa é tornarmo-nos mais sedentários e isso pode constituir um problema de saúde. Além disso, o exercício físico ajuda a produção de hormonas que combatem estados de tristeza, que é normal surgir em períodos de isolamento.

- limitar o recurso da internet. É muito mais fácil cairmos no erro de ligar o facebook e sermos sugados para lá, ao contrário do emprego, que temos sempre receio de sermos apanhados pelo chefe ou colega. Além de que neste período de fake news devemos evitar ao máximo a leitura de tudo aquilo que nos possa desestabilizar.

- não cair na tentação do: "vou só dormir uma sestinha". Aos poucos vai desregular os vossos sonos, vão dormir pior durante a noite e quando voltarem ao trabalho - porque provavelmente vai ser muito depois do que pensam - vão querer dormir a sesta e não vão poder. Manter um sono saudável neste período é fundamental. 

- aproveitar o final do dia para sociabilizar mais activamente, telefonando à família e amigos, fazendo videoconferência. Há muita gente a jantar em casa, acompanhada pelos amigos, através destes aplicativos.

- se estivermos com a família, organizarem-se no que diz respeito a filhos e de como os entreter, para além das tarefas escolares. O objectivo é cada elemento continuar a ter o seu espaço, quer físico, quer social, trazendo as rotinas externas para o lar. 

Quem estiver habituado a trabalhar em casa e quiser dar mais dicas, aproveite os comentários para fazer e se tiverem questões, partilhem também!







Sem comentários: