segunda-feira, 31 de março de 2008

Fogo no Pandeiro

A Cora, no seu blog, ao referir-se às chuvas que se fazem sentir em S. Paulo, utilizou a música Chove Chuva de autoria de Jorge Ben Jor. Curiosamente, foi sempre uma expressão que ouvi lá em casa, de boca de minha Mãe, e fiquei atónito por saber tratar-se de uma canção!

Aproveitei a deixa e além de perguntar à Cora mais informações sobre essa música, pedi-lhe também sobre uma outra, que sempre ouvi a Avó cantar o primeiro verso do refrão. Segundo a Cora, trata-se de uma marcha de carnaval de 1941, intitulada Allah-la-ô, escrita por Haroldo Lobo e composta pelo mesmo e Nássara.

E tudo isto me fez lembrar uma outra história, passada com os meus avós (será que a marcha seria daí), provavelmente ainda na década de 40, mas seguramente depois de 1946.

Por esses anos, veio a Portugal uma revista brasileira, cujo corpo de baile tinha imensas coristas em trajes condizentes com o clima tropical. Chamava-se: "Fogo no Pandeiro".
Obviamente que o Avô arranjou o estratagema de dizer que iam ao cinema, senão a Avó não iria.

O que é certo é que lá foram. Nunca ouvi a história contada pelo Avô (que deve ter ouvido a Avó a vida inteira por isso).

Além do que aqui vos relato, pouco mais sei sobre a revista.

Apenas a crítica da Avó: "Todas elas tinham malhas nos collants!"

Até hoje fiquei sem saber quão fogoso era o Pandeiro!

2 comentários:

David disse...

Meu Deus, és tão intigo...

Mas melhor que "Chove Chuva" é o único e mítico dizer gavianense: "Querem lá ver que está a pingalhuer!"

Anónimo disse...

To be honest you need links back to bring that traffic up a notch (or a grip). I, Flash, provide an xRumer service that will help your website make you rich. Give me a hollar.

- Flash

google xrumer