sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Imagem e iliteracia

Há coisas que me fazem espécie. Uma delas é o aumento da edição de revistas de moda, que não é directamente proporcional ao número de pessoas bem vestidas. Não que me interesse se as pessoas andam bem vestidas ou não - cada um veste o que mais lhe apraz.

O que me faz verdadeiramente espécie (como eu adoro isto, de piroso que é! - e que convém dizer omitindo o i) é o porquê de percebermos que há pessoas que passam horas em frente ao espelho e no fim aparecerem-nos à frente como se se tivessem vestido às escuras.

Donde (tinha uma professora na faculdade que começava cada frase assim) se depreende que as pessoas compram revistas de moda, não para lerem dos artigos, mas para verem os corpos esculturais que lá aparece (seria mais fácil comprarem a Playboy ou a Playgirl, embora socialmente incorrecto).

Ou isto, ou a completa iliteracia em que se vive. Quer-me parecer que o Plano Nacional de Leitura está a falhar redondamente neste campo...

Sem comentários: