quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Senso


Se este não é o filme da minha vida, certamente será um dos meus filmes preferidos. Senso, de Visconti, estreado em 1954, é baseado no romance de Camillo Boito, acerca da [suposta] história de amor entre Livia, uma condessa italiana e casada e Franz, um oficial austríaco, exactamente durante a ocupação austríaca da Itália, em 1866.

Il Trovatore, de Verdi, inicia o filme. É uma récita no La Fenice, Veneza. A sétima, de Bruckner (a mesma que Hitler terá ouvido quando se suicidou) acompanha todo o filme.

Infelizmente, ainda não o encontrei em DVD e só o vi por duas vezes: uma na Cinemateca, a outra na Gulbenkian.

Muito para lá do excelente guarda-roupa e dos cenários - tanto num como noutro Visconti era mestre - a interpretação de Alina Valli.

Duas cenas inesquecíveis - ambas do final do filme: quando Livia é completamente enxovalhada e depois escorraçada de casa de Franz, pelo próprio, e quando vagueia, como louca, pelas ruas de Veneza, após ter denunciado Franz como desertor.

Parece-me impossível ficar indiferente. Isto, sim, é sofrer de amor.

Brucker - Sinfonia nº 7

2 comentários:

Nikky disse...

E qual é o seu posicionamento acerca de gravações piratas? E não, eu não conheço ninguém que tenha o filme. E não, eu nem sei gravar cd's. E sim, eu sei que é ilegal! ;)

Pedro disse...

Absolutamente nada, até porque já não deve haver ninguém vivo que possa cobrar direitos... mas este merecia o original, com extras... mas até lá, já me contentava com uma cópia!