domingo, 29 de março de 2009

Gostos reais

Se há compositor que não acho muita graça, é Wagner. E com maior autoridade que eu, foram muitos os compositores e escritores que também o acharam - Baudelaire, Fauré, Nietzsche, Rossini, Mark Twain e o meu adorado Tchaikovsky.




E hoje, após a visita à exposição Os anos de Exílio da Rainha D. Amélia Colecção Rémi Fénérol, (de 20 de Novembro de 2009 a 30 de Abril de 2009) na Casa-Museu Anástácio Gonçalves, sorri-me ao ler esta passagem, extraída do catálogo da exposição:
"(...) quando o chefe da orquestra lhe pede o que gostaria que interpretasse, pede bem disposta: «Isto não irá agradar aos snobs que querem Wagner, mas tanto pior para eles, toque-me o Danúbio Azul». A valsa de Strauss fora tocada no baile de casamento de D. Amélia com D. Carlos."

6 comentários:

underadio disse...

Esta música é perfeita!

Adão disse...

Tenho que ir ver essa exposição antes que acabe!

Helena de Tróia disse...

Pois estou muito de acordo contigo e com SAR a Rainha D. Amélia, que era uma Senhora de muito bom gosto! Wagner também não está entre os meus eleitos (ainda por cima faz-nos sempre lembrar o nazismo)..

Pedro disse...

underadio: sem dúvida que sim. É A valsa!

Adão: recomenda-se - é uma oportunidade única. E a Casa Museu Anastácio Gonçalves recomenda-se, apesar de, confesso, não ser fã nem de loiças, nem pintura naturalista, que são o núcleo forte do acervo museológico.

Helena: e tenho ideia que os Gregos também não devem gostar muito, já que foram também invadidos pelos alemães durante a segunda guerra.

Luís P. disse...

De S.A.R a Rainha D. Amélia só se podia esperar inteligência, determinação e doçura! (e eu até gosto do pouco que conheço de Wagner! Mas o Danúbio Azul é o Danúbio Azul!)

Abraço

P.S. O que seriam quase dois metros de Senhora a deslizar uma valsa?...

Pedro disse...

Luís P: obviamente, seriam quase dois metros de elegância...