sábado, 27 de junho de 2009

Foi hoje o dia

Estão a ver aqueles pacotinhos de açúcar amarelos, da Nicola (que por acaso é uma das minhas marcas de café preferidas, ao contrário da do Senhor de Campo Maior, embora os afamados bifes do próprio Café, no Rossio, já não sejam o que foram - tanto me falou o meu avô deles, mas também já em nenhum sítio os bifes são como eram. Toda a gente sabe que os melhores bifes de Lisboa são no Café de S. Bento.)?
Pois bem, foi hoje o dia.
Eu não gosto de Martini. Gin tónico fica bem a qualquer hora do dia, sobretudo nos de maior calor (lembro-me de ser bem miúdo, os meus pais beberem gins tónicos na quinta, naqueles dias abrasadores e eu pedir para provar - estejam descansados que eram bem mais fraquinhos que os do Peter's, mas de qualquer forma, quando comecei a sair, foi o que comecei a beber), mas não sou particularmente fã de os beber antes da refeição.

Resolvi perfeitamente a situação, bebendo sempre que a ocasião assim o exige, vinho do Porto branco seco, gelado, que tenho sempre no frigorífico (pode faltar muita coisa cá em casa, mas este vinho e Dimple, não podem faltar).
Ora, eu gosto tanto, mas tanto de vinho do Porto branco seco, gelado, que era capaz de acompanhar a refeição inteira (às vezes acontece acompanhar o início da refeição, quando começam a servir antes de o ter acabado).
Hoje, depois de um dia de praia, apetecia-me jantar algo com alguma sustança. Bacalhau à Lagareiro pareceu-me bem - não está muito calor e eu adoro pratos de forno, porque por muito que goste de pilotar fogão, nada melhor que usar o piloto automático (até porque significa também menos loiça para lavar).
Se há coisa que eu não consigo, é comer bacalhau sem vinho. Água está fora de questão e refrigerantes só com pizza. Só que, por desleixo, não havia uma única garrafa de vinho cá em casa (branco é muito raro, porque não acho grande piada, mas tinto até costuma haver). Só um resto de vinho tinto que terá sobrado de um qualquer jantar, que nesta altura só para servir como vinagre, que nem para um coq au vin servirá (não gosto de peras bêbedas).
O que me valeu, foi a garrafa de vinho do Porto branco seco, gelado. Foi hoje o dia.

3 comentários:

Adão disse...

Não gosto muito de vinho. Mas prefiro o branco ao tinto, não ligando muito a convenções do branco com peixe e do tinto com carne. Mas vinho do porto branco... Upa Upa... venha ele!

Helena de Tróia disse...

Adorei esta tua divagação. gosto muito da tua maneira de escrever e descrever as situações..dos mais simples assuntos, contas uma história interessante.

Pedro disse...

Adão: branco não é vinho! É para meninas!

Helena: obrigado! :)