quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

(D)o riso de Deus*

De há uns dias para cá tenho vindo a constatar que Deus tem um sentido de humor bastante peculiar. Irónico até, diria eu, (chamar-lhe negro seria blafesmar e muito pouco católico).



Dar-vos-ei apenas um exemplo ilustrativo e que acabou de me acontecer. Para quem não sabe, digamos que trabalho, por assim dizer, fazendo trabalhos externos, passando determinados períodos em diversas instituições, não tendo por isso colegas de trabalho propriamente ditos. O que pode ter grandes vantagens ou grandes desvantagens – sendo que tanto umas como outras são óbvias, por isso nem as vou explicar.


Porém, os últimos tempos não têm sido fáceis; ao fim de largas semanas de passar dias inteiro sem dirigir palavra a ninguém (excepção feita, obviamente, aos senhores que trabalham na portaria ou na cafetaria), partilhei esta falta de conversa (vá, solidãozinha) com um ou dois amigos mais próximos e como a mesma me estava a custar – não mata, mas mói.


Vai daí, hoje chego aqui quem é que dou de caras? Com uma colega minha de faculdade. Que colega? Aquela colega que, feia como uma noite de breu, de voz irritante, que nunca ia aos jantares de turma, porque calhavam sempre em dia de festas da terra (justificação dela) e que assim que algum livro era recomendado pelos professores corria para a biblioteca para ser a primeira a lê-lo (e a ficar com ele durante imenso tempo, para mais ninguém o ler – pensava ela).


De maneiras que vou mas é estar caladinho e render-me às evidências, que grande parte das vezes, e já diz o poveco (que acerta na maior parte das vezes, apesar de ser como as ovelhas e ter memória curta, como dizia a bisavó A.), mais vale só que mal acompanhado. Ou então, pela boca morre o peixe.


* o título do post faz referência ao livro de António Alçada Baptista, que tenho em casa, salvo erro autografado e tudo, mas que nunca li.

10 comentários:

LittleGirlBlue disse...

queres um conselho de amiga? para a próxima estás caladinho e não te queixas!

@na disse...

"cuidado com o que pedes", percebo-te! ;)

ameixa seca disse...

Há coisas do caraças e inexplicáveis! Mas acho que são coisas mesmo do Diabo :)

Arisca disse...

Ironias do destino...
Vi o título deste post, vim a correr e a saltar porque reconheci de imediato o Riso de Deus e… Tens um exemplar em casa e nunca o leste? Eu sou suspeita: já o li 3 vezes e, se alguma vez tivesse de fugir de casa e só pudesse levar um livro, seria O Riso de Deus.
E, entretanto, dei por mim com um comentário quase do tamanho do teu post e apaguei mais de metade do que tinha escrito! :)

Pedro disse...

Littlebluedressed: é que não tenhas dúvidas!

@na: e eu costumo ser sempre tão cuidadoso e deixar isso a quem peço...

ameixa seca: será? Eu estou mesmo convencido que Deus tem um óptimo sentido de humor :P

Arisca: destesto quando isso me acontece, de perder comentários! E podes fazer comentários maiores que o post! O livro é dos meus Avós, sei que o comecei a ler, por isso o tive em minha casa, não sei se o devolvi (ups!). Não garanto que esteja autografado pelo próprio, mas sei que há livros autografados por ele, mas vou confirmar! Bem, e não o terminei, porque devia ter uns 15 anos quando o tentei ler... Mania que era precoce e depois dava nisso...

ricardo disse...

olha que eu, mais do que ironia, chamar-lhe-ia castigo... pela descriçao lamentável que fazes da tua ex-colega. devo dizer que nao te fica mesmo nada bem... ;)

Arisca disse...

Aos 15 anos, a alma ainda não cresceu o suficiente para apreciar Alçada Baptista. Digo eu. A minha, ainda agora, vai compreendendo aos poucos ;)
Eu li-o pela primeira vez aos 21 e fiquei maravilhada! Nunca pensei que um senhor "daquela idade" e com um ar tão "normal" conseguisse compreender tão bem homens, mulheres, pessoas. Fiquei deliciada com a forma como ele traduzia o amor e as relações. Um dia, quero escrever um post sobre este livro. Quando ganhar coragem.

mf disse...

Percebo-te tão, mas tão bem... Independentemente da tua colega, essa 'solidãozinha' é lixada... Mas podes sempre queixar-te. Já viste as gargalhadas que Deus deixaria de dar se todos ficássemos caladinhos? ;)

Pedro disse...

Ricardo, nunca seria castigo, porque a descrição foi feita depois. E quem diz a verdade, não merece castigo. Embora o retrato esteja caricaturado qb.

Arisca: vai ficar em lista de espera, decididamente! ;)

Mf: é tramado, é. E realmente há dias melhores que outros no que toca a isso

ricardo disse...

essa de que "quem diz a verdade, nao merece castigo" é uma coisa que se diz às criancinhas para elas nao mentirem. mas tu, que já és adulto, devias saber que há formas e formas de dizer a verdade. e certamente concodarás que a forma cruel nao é a mais indicada.

e sabendo que Deus é omnisciente, o castigo pode perfeitamente ter vindo adiantado... porque nao o tinhas dito, mas já o tinhas pensado. ;)