terça-feira, 19 de novembro de 2013

O Portugal dos pequeninos

No passado sábado assisti a uma das últimas representações de O Aldrabão, de Plauto, no Teatro D. Maria II. Em boa hora o fiz. Tive oportunidade de ver em palco (não me recordo de os ter visto antes) as belíssimas prestações de Rui Mendes e Fernando Gomes. 
Em Portugal, quando se fala de teatro, parece que só temos dois grandes nomes ainda vivos. Recebem prémios carreira, prémios disto e daquilo, são convidados a trabalhar (mais não seja em novelas da TVI, mas ter trabalho nos dias que correm, é algo positivo) e uma coisa puxa a outra. Quanto mais se tem, maiores oportunidades há. No entanto, tanto talento que continua por aí, à espera de ser devidamente reconhecido. Para quando uma distinção para Rui Mendes ou para tantos como ele?
Tal como na Literatura, onde só parece haver Pessoa e cada vez menos Camões. Não que o reconhecimento público esteja errado e que deva ser menorizado. Não. Apenas há mais e tão bons quanto. Quando deixamos de ser monoteístas (ou pequeninos, se preferirem) com a nossa nossa cultura? E quem diz cultura, diz qualquer área. Ou nos vossos tascos não são sempre os mesmos os escolhidos?



5 comentários:

Agridoce disse...

Também lá estive este Sábado. Consta que não foi dos melhores dias... Mas também gostei muito. Do Rui Mendes, do João Ricardo, do Virgílio Castelo que não me canso de ver em palco.

Talvez o problema de alguns actores sejam associarem-se demasiado às produções televisivas. Parece que depois ficam "riscados" das listas de prémios...

Mas sim, o nosso teatro tem muitos e variados talentos. Venha o devido reconhecimento!

Pedro disse...

Agridoce: então cruzámo-nos!

Sim, também ouvi dizer isso, mebora no geral tenha corrido bastante bem.
Sim, não referi o Virgílio Castelo por ser de outra geração, mas também foi bem.

Calíope disse...

Desconfio que já tenha saído de cena... :(

Pedro disse...

Sim Calíope, a menos que tenham adiado, mas tinha sido a penúltima representação agendada. :(

Agridoce disse...

Consta que vai ser reposta em Maio, a quem interessar :)